quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Seth Grahame-Smith - Abraham Lincoln Vampire Hunter [Dixie]

Título Original: "Abraham Lincoln Vampire Hunter"
Páginas: 304
ISBN: 9781849014083

Sinopse (traduzida)
Indiana, 1818. O luar brilha sobre a densa floresta que envolve uma cabana de um só quarto, onde Abraham Lincoln, com apenas 9 anos se ajoelha ao lado da cama de sua mãe, em sofrimento. Apanhou uma doença popularmente chamada como "Doença do Leite". "Meu bebé..." ela murmura antes de morrer. Apenas mais tarde é que Abe descobre que a morte de sua mãe não se deveu a doença, mas sim ao trabalho de um vampiro. Enquanto Abraham Lincoln é amplamente elogiado por ter salvo uma União e ter libertado milhões de escravos , a sua corajosa luta contra as forças dos mortos-vivos manteve-se nas sombras por centenas de anos. Isto é, até que Seth Grahame-Smith tropeçar no "The Secret Journal of Abraham Lincoln" e tornar-se a primeira pessoa viva a colocar os olhos sobre este (em mais de 140 anos). Utilizando o diário como seu guia e inspirar-se no estilo biográfico grande de Doris Kearns Goodwin e David McCullough para escrever , Seth reconstruiu a  verdadeira história de vida do nosso maior presidente pela primeira vez , revelando a história oculta por trás da Guerra Civil e descobrindo o papel desempenhado pelos vampiros no nascimento, crescimento e quase-morte de nossa nação.

Opinião
Obra de excelência, que consegue conciliar fatos históricos da vida do 16º presidente dos Estados Unidos e uma surpreendente e imaginativa surpresa para o que se encontrava por trás desta grande figura, foi um dos maiores caçadores de vampiros da América.

O livro acompanha a vida de Abraham Lincoln desde o momento em que este nasceu, relatando também partes da história da sua família, até que morrey, assassinado por John Wilkes Booth. Relatando a pobreza pela qual a sua família passou, assim como as mudanças e obstáculos que enfrentaram, Seth Grahame-Smith descreve o crescimento de uma criança ávida de conhecimento e assaz trabalhadora que se torna um jovem que procura a sua independência desde cedo, mesmo que esta só se verifique quando atinge a maioridade. O seu percurso de vida leva a que estude para se tornar advogado, objetivo que mais tarde atinge, até se inclinar para a política. Eventualmente, as atenções de pessoas importantes e influentes engrandecem a sua carreira a ponto de chamar a atenção de todo um país sobre si mesmo, até se tornar seu presidente.

A íncrivel escrita e a forma como consegue conciliar uma história verídica com pura ficção deixa qualquer um céptico quanto à veracidade da história de Lincoln, apesar de se saber que o livro não retrata somente fatos reais. E com pormenores, como fotos e retratos incluídos no livro, este toma proporções realmente grandiosas a nível da história relatada. O livro está escrito de forma a parecer um antigo diário do próprio Abraham, há muito julgado perdido e dado ao autor por uma das personagens, o que faz com que o livro tome uma abordagem diferente do usual e uma “lufada de ar fresco”.

Para quem viu o filme baseado no livro, cujo título em Portugal é “Diário Secreto de um Caçador de Vampiros”, fica também a recomendação pois o filme, por muito bom que seja, fica bastante aquém da obra. Existem mais diferenças que propriamente semelhanças, para além das já habituais lacunas características de adaptações cinematográficas. São notórias algumas cenas que aparecem no filme e que no livro ou são diferentes ou simplesmente não estão lá, sendo substituídas por outras completamente distintas.

Sem comentários:

Enviar um comentário