domingo, 13 de outubro de 2013

Vendas/Trocas de Livros [Opinião]


Com o avançar das tecnologias, é cada vez menos comum as pessoas se deslocarem até às bibliotecas de modo a obterem algum livro para ler a custo 0. Hoje em dia, com websites como o OLX, o CustoJusto ou até mesmo o Facebook, estamos a observar um "novo" fenómeno, as trocas e vendas de livros.

Seja através de grupos no facebook ou anúncios no OLX, tornou-se muito mais fácil a obtenção de livros a custo 0 ou mesmo custo muito reduzido comparado com o original, o que, numa situação de crise, se mostra bastante útil, uma vez que as pessoas não têm tanto dinheiro para comprar livros.

Estando eu inscrita em bastantes grupos de trocas de livros e tendo realizado compras e trocas por lá, acho este fenómeno absolutamente fascinante. Uma pessoa publica que procura o X livro e dois minutos depois aparecem 5 pessoas a dizer que o vendem ou trocam por algum que também queiram.

É verdade que isto também pode ficar complicado pois, como sabemos bem, o ser humano muitas vezes é "sacaninha" e então tenta enganar pessoas, aceitando uma troca e nunca enviando o livro ou então, recebendo o pagamento e não enviando o livro. Infelizmente este "esquema" é cada vez mais comum pelo que as pessoas ficam com medo de enviarem os seus pertences. O meu conselho a essas pessoas: antes de enviarem ou combinarem qualquer negócio, verifiquem as listas de feedback dos grupos e assegurem-se que estão a falar com alguém de confiança, falando com outros utilizadores do grupo em privado (nomeadamente os administradores).

Terminando este post, existe um site que descobri à poquíssimo tempo chamado "winkingbooks" onde uma pessoa coloca os livros que tem disponíveis e, por cada livro que envia, recebe 10 pontos. Depois quando encontra um livro que quer, "compra-o" com esses pontos e a pessoa envia. Gosto bastante da iniciativa deste website mas só tem um problema, é raro encontrar livros BONS pois desaparecem logo. Mas, graças ao website já me impressionei com alguns livros que mandei vir e recomendo a utilização deste site!

Aqui fica o link para os que não conhecem: www.winkingbooks.com

Boas Leituras!
Cindy

Sem comentários:

Enviar um comentário