sábado, 19 de outubro de 2013

[Autor da Quinzena] - J.K. Rowling


Nascida a 31 de Julho de 1965, Joanne “Jo” Rowling ( J.K. Rowling) é uma das mais autoras mais conhecidas a nível mundial. A sua série de sete livros (e três mini livros), “Harry Potter”  tornou-se um fenómeno mundial, agradando crianças e adultos de todo o mundo com magia dentro de cada página. Desde pequena que Joanne gostava de ler contos, sendo que foi influenciada por numerosos autores que fizeram nascer em Joanne a vontade de se tornar escritora.

Até que Harry Potter e a Pedra Filosofal chegasse à prateleiras, a autora enfrentou uma série de dificuldades até conseguir atingir riqueza e fama como escritora. A fama e o dinheiro ganhos com a saga, capacitaram-na a contribuir com instituições de caridade, que ajudam a combater doenças, injustiças e pobreza.

Os seus livros venderam mais de 450 milhões de cópias pelo mundo todo e renderam à autora por volta de 576 milhões de libras, tornando-a a primeira pessoa a tornar-se bilionária enquanto escritora.

O nome J.K. Rowling nasceu quando o seu agente literário e a sua editora, temiam que os livros não fossem vendidos por esta ser uma mulher. Pensou em J. Rowling no início mas não atendia ao pedido de duas iniciais, pelo que homenageou a sua avó “Kathleen”, acrescentando o K.

Na década de 90, Jo veio de Inglaterra para Portugal, a fim de dar aulas de inglês, na cidade do Porto. Casou com Jorge Arantes, de quem teve o primeiro filho, mas esse casamento não durou. Aquando da separação, Jo mudou-se para Edimburgo, para perto da sua irmã. Durante este período, a autora foi diagnosticada com uma depressão e da doença surgiu a ideia das criaturas que sugavam a alma e faziam com que a pessoa sentisse que toda a felicidade do mundo tinha desaparecido – os Dementors. Todavia, ao que parece, J.K. Rowling não esqueceu por completo o encanto do nosso Porto. Considerada pela revista Lonely Planet como a terceira melhor livraria do mundo, a Livraria Lello (também conhecida como Livraria Chardron) foi cenário nos filmes da saga, dando vida à Flourish & Blotts, onde os jovens feiticeiros se dirigiam para comprar material escolar. Mais ainda, foi por observar as capas do traje académico que tantos estudantes da Universidade do Porto envergam que despertou em Jo a vontade de criar um uniforme para os alunos de Hogwarts.

Presentemente é casada com Neil Murray desde 2001 e tem três filhos: Jessica Isabel Rowling (20 anos), David Gordon Rowling Murray (10 anos) e Mackenzie Jean Rowling Murray (8 anos).

Em 2011 J.K. separou-se do seu agente literário e mudou-se para uma nova agência pois o trabalho já não dava frutos. Em Fevereiro de 2012, a sua nova agência “Blair Partenship” anunciou no seu website que Rowling estava a escrever um novo livro, dito completamente diferente da saga Harry Potter, “Uma Morte Súbita”. Em Abril de 2013, J.K. publicou um novo livro, desta vez dedicando-se ao crime, “Quando o Cuco Chama” publicado em Portugal em Outubro de 2013 (escrito sobre seu pseudónimo,  Robert Galbraith).

J.K. marcou uma geração com os seus livros, e continuará o seu trabalho com a nova adaptação cinematográfica relacionada com um dos “mini-livros” da saga Harry Potter, com estreia prevista para 2015, com o nome “Fantastic Beasts and Where To Find Them”. Esta notícia saiu em Setembro de 2013 e deixou os fãs da saga ansiosos, e as colaboradoras deste blog também!

Livros já lidos:                                             
Harry Potter e a Pedra Filosofal
Harry Potter e a Câmara dos Segredos
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkabam
Harry Potter e o Cálice de Fogo
Harry Potter e a Ordem da Fénix
Harry Potter e o Príncipe Misterioso
Harry Potter e os Talismãs da Morte

Para mais informação, consulte o site da autora, AQUI!

Como potterhead que sou, não podia sentir-me mais orgulhosa e lisonjeada pela nomeação de Jo como a autora da quinzena! É, de facto, à escritora britânica que devo meu mais sincero agradecimento pela infância que me foi oferecida. Harry Potter… uma história mágica, que revela diversos ensinamentos no que respeita à vida, à amizade, ao amor, ao acreditar em nós mesmos, nos outros e num futuro melhor, ao esforço e à perseverança, à nossa singularidade. Lutámos com Harry, aprendemos com Hermione, fomos humildes com Ron, rimos com Fred e George, esperámos com Ginny, relembrámos a pureza de coração com Dobby, não nos importámos com o que os outros pensaram sobre nós com Luna, reencontrámos família com Sirius, fomos corajosos com Neville, valorizámos a fragilidade humana com Dumbledore, e tantas, tantas outras coisas! [Bells]

A saga de livros “Harry Potter” foi das mais marcantes ao longo da minha infância. Tendo livro a saga mais de duas vezes, em inglês e em português, posso dizer que ainda hoje adoro estes livros e as suas histórias trazem-me maravilhosas recordações da infância (sim, eu esperei por uma carta de Hogwarts!). A escrita da J.K. Rowling é definitivamente cativante e, quando começava a ler o primeiro livro, não parava até chegar ao último. Um dia mais tarde, creio que estes livros continuarão a fazer as “delícias” das crianças pois são absolutamente maravilhosos. Já tenho nas minhas mãos o novo policial da autora e será o próximo livro a ler! [Cindy]

Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário