sexta-feira, 21 de março de 2014

Marissa Meyer - Cinder [Cindy]

Título Original: "Cinder"
Páginas: 318
Editor: PLANETA
ISBN: 9789896573270


Sinopse
Com dezasseis anos, Cinder é considerada pela sociedade como um erro tecnológico. Para a madrasta, é um fardo. No entanto, ser cyborg também tem algumas vantagens: as suas ligações cerebrais conferem-lhe uma prodigiosa capacidade para reparar aparelhos (autómatos, planadores, as suas partes defeituosas) e fazem dela a melhor especialista em mecânica de Nova Pequim. É esta reputação que leva o príncipe Kai a abordá-la na oficina onde trabalha, para que lhe repare um andróide antes do baile anual.
Em tom de gracejo, o príncipe diz tratar-se de «um caso de segurança nacional», mas Cinder desconfia que o assunto é mais sério do que dá a entender.
Ansiosa por impressionar o príncipe, as intenções de Cinder são transtornadas quando a irmã mais nova, e sua única amiga humana, é contagiada pela peste fatal que há uma década devasta a Terra. A madrasta de Cinder atribui-lhe a culpa da doença da filha e oferece o corpo da enteada como cobaia para as investigações clínicas relacionadas com a praga, uma «honra» à qual ninguém até então sobreviveu. Mas os cientistas não tardam a descobrir que a nova cobaia apresenta características que a tornam única. Uma particularidade pela qual há quem esteja disposto a matar

Opinião
Já disse o quanto adoro a minha biblioteca local? Sou capaz de encontrar imensos livros que quero ler e este foi sem dúvida um deles. Cinder conta a história a história de uma "quase Cinderella", Cinder, uma cyborg (meia rapariga, meia robot) que vive "enclausurada" pela sua madrasta e pelas suas meias-irmãs, das quais apenas sente amizade pela mais nova. Juntamente com Iko, uma robot sua amiga, trabalha como mecânica da cidade (Nova Pequim), sendo das mais conceituadas. É esta fama que leva o príncipe Kai a aparecer na sua loja e desde aí que a sua vida não é a mesma. Uma doença sem cura assola o mundo e os cientistas estão a fazer o melhor para descobrir uma cura. Quando a sua única amiga humana, a sua irmã mais nova é contagiada, a madrasta atribui-lhe a culpa e oferece o seu corpo como cobaia para as investigações relacionadas com esta doença. Mas Cinder é mais valiosa do que realmente aparenta e corre perigo de vida agora que o pai do príncipe Kai (o imperador) morreu e Kai tem que lidar com a subida ao trono, ao mesmo tempo que tenta evitar uma guerra com os Lunares. O livro é espetacular, uma lufada de ar fresco sem dúvida. O facto da autora ter pegado na história da Cinderella e conseguir criar uma história em certa parte semelhante, mas também muito diferente é inovador pois neste livro não temos nenhuma fada madrinha, nenhuma carruagem feita por magia nem sapatos de cristal. É um livro que se lê num ápice, muito viciante! Fiquei apenas desiludida com o final, uma vez que acaba em suspense autêntico e estou sempre a dizer que não gosto disso, mas compreendo que a autora tenha que deixar os leitores em ansiedade! Espero que continue assim.

2 comentários:

  1. Eis um livro que ando mesmo muito curiosa por ler...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não só os livros são espectaculares, como a autora é muito simpática e humilde :) falou comigo por e-mail, enviou-me marcadores e tudo! [Cindy]

      Eliminar