domingo, 9 de março de 2014

John Green - A Culpa é das Estrelas [Sally]

Título Original: "The Fault in Our Stars"
Páginas: 256
Editor: ASA
ISBN: 9789892320946

Sinopse
Apesar do milagre da medicina que fez diminuir o tumor que a atacara há alguns anos, Hazel nunca tinha conhecido outra situação que não a de doente terminal, sendo o capítulo final da sua vida parte integrante do seu diagnóstico. Mas com a chegada repentina ao Grupo de Apoio dos Miúdos com Cancro de uma atraente reviravolta de seu nome Augustus Waters, a história de Hazel vê-se agora prestes a ser completamente rescrita.

PERSPICAZ, ARROJADO, IRREVERENTE E CRU, A Culpa é das Estrelas é a obra mais ambiciosa e comovente que o premiado autor John Green nos apresentou até hoje, explorando de maneira brilhante a aventura divertida, empolgante e trágica que é estar-se vivo e apaixonado.

Opinião
The Fault in our Stars, (pt: A Culpa é das Estrelas) é sem dúvida a minha obra preferida do autor. Este livro é narrado por Hazel Grace, uma adolescente de 16 anos a quem foi diagnosticado um cancro da tiroide de estádio quatro com metástases nos pulmões. Devido à presença de sinais de depressão, a adolescente, a pedido da sua mãe começa a frequentar um grupo de apoio para vítimas de cancro. É neste grupo que ela conhece Isaac e o seu melhor amigo, Augustus Waters. Este último, sobrevivente de um osteocarssoma , juntou-se ao grupo para apoiar o amigo que devido a um cancro no olho iria ser submetido a uma cirurgia que o deixaria cego. É aqui que os três desenvolvem uma amizade especial e que começa a história de amor de Hazel e Augustus.

O enredo é bastante simples, mas o mais fascinante para mim foi ver a forma como personagens tão jovens lidavam com a sua condição e com uma realidade que não deveria fazer parte da rotina de um adolescente, ou seja, a morte. O livro é extremamente cativante não só pela mensagem que transmite mas também pela maneira inteligente como esta redigido. É quase garantido que quem o começa a ler encontra uma certa dificuldade em parar e quando dá por si, já se encontra no fim.

Outro aspecto que gosto bastante na edição que comprei é que o livro é todo preto o que lhe confere um certo ar de mistério. Quando o comecei a ler não sabia o que me esperava, não sabia que atrás de um livro tão simples poderia estar uma mensagem tão grande. Voltando a esse tópico e como forma de conclusão, a mensagem é algo que não posso deixar em branco nesta review porque é verdadeiramente maravilhosa. Como Fernando Pessoa diz “O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem” e o livro acaba por retratar isto na perfeição e descrever o “pequeno infinito” que o casal viveu mesmo tendo de lutar contra todas as adversidades.

2 comentários:

  1. Já tenho este à minha espera na estante, foi uma das prendas de natal para ver como afinal é esta história de que todos falam. E claro que eu só tive vontade de ler quando saiu de moda ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Sally gostou imenso de o ler (a Cindy foi fraca e ficou-se pelo filme!)

      Eliminar