quinta-feira, 12 de junho de 2014

Paullina Simons - O Grande Amor da Minha Vida [Al]

Título Original: "The Bronze Horseman"
Trilogia Tatiana & Alexander #1
Páginas: 688
Editor: ASA
ISBN: 9789892320205

Sinopse
Tatiana vive com a família em Leninegrado. A Rússia foi flagelada pela revolução, mas a cidade mais cosmopolita do país guarda ainda memórias do glamour do passado. Bela e vibrante, Tatiana não deixa que o dramatismo que a rodeia a impeça de sonhar com um futuro melhor. Mas este será o pior e o melhor dia da sua vida. O dia fatídico em que Hitler invade a Rússia. O dia assombroso em que conhece aquele que será o seu grande e único amor. Quando Tatiana e Alexander se cruzam na rua, a atração é imediata. Ambos sabem que as suas vidas nunca mais serão as mesmas. Ingénua e inexperiente, Tatiana aprende com o jovem soldado os prazeres da paixão e da sensualidade. Atormentado pela guerra e pela incerteza quanto ao futuro, Alexander descobre a doçura dos afetos. E, enquanto as bombas caem sobre Leninegrado, eles vivem um amor que sabem ser eterno mas impossível. É um amor que pode destruir a família de Tatiana. Um amor que pode significar a morte de todos os que os rodeiam. Ameaçados pela implacável máquina de guerra nazi e pelo desumano regime soviético, Tatiana e Alexander são arremessados para o vórtice da História, naquele que será o ponto de viragem do século XX e que moldará o mundo moderno.

Opinião
Nem sei como começar a minha opinião acerca deste livro. Fiquei completa e totalmente embasbacada. Tenho a dizer que me amedrontei com o tamanho do livro (são 680 e muitas páginas!!!), mas mal lhe peguei já só por dever o larguei.
Como amante de romances e de história que sou, o livro chamou-me logo à atenção, principalmente pelo período histórico que retrata: a Segunda Guerra Mundial.
A história decorre na União Soviética, mais propriamente centrada em Leninegrado (actual São Petersburgo), durante a invasão de Hitler à nação de Estaline. As duas personagens encontram-se por mero acaso e a atração é instantânea (e fatal?). No entanto o destino prega-lhes muitas partidas, desde entregar-lhes inconvenientes que nem sequer deixam a sua relação começar, como apresentar todas as possíveis e imaginárias razões para que ela comece.
O que mais me admira neste livro é a força interior de Tatiana e Alexender, e como o seu amor, tao inconveniente, tão inesperado, tão perfeito, se desenvolveu de forma tão inocente. Uma menina e um soldado. A inocência e a experiência. A impulsividade e a razão. Duas forças tão distintas e tão completas.
Por outro lado, a realidade histórica nunca é esquecida. Os horrores já vividos pelo "comunismo" estalinista, o cerco a Leninegrado, a fome, o desespero, as mortes, a solidão... a luz ao fundo do túnel.
Mal posso esperar por ter nas mãos o segundo livro, porque sinceramente, acho que já não consigo sobreviver sem ler o desenvolvimento desta brutal, espectacular e viciante história.
Uma palavra que descreve este livro? ESPERANÇA.

Sem comentários:

Enviar um comentário