Título Original: "Divergent"
Divergente #1
Páginas: 352
Editor: PORTO EDITORA
ISBN: 9789720043818
Sinopse
Na Chicago distópica de Beatrice Prior, a sociedade está dividida em cinco fações, cada uma delas destinada a cultivar uma virtude específica: Cândidos (a sinceridade), Abnegados (o altruísmo), Intrépidos (a coragem), Cordiais (a amizade) e Eruditos (a inteligência). Numa cerimónia anual, todos os jovens de 16 anos devem decidir a fação a que irão pertencer para o resto das suas vidas. Para Beatrice, a escolha é entre ficar com a sua família... e ser quem realmente é. A sua decisão irá surpreender todos, inclusive a própria jovem.Durante o competitivo processo de iniciação que se segue, Beatrice decide mudar o nome para Tris e procura descobrir quem são os seus verdadeiros amigos, ao mesmo tempo que se enamora por um rapaz misterioso, que umas vezes a fascina e outras a enfurece. No entanto, Tris também tem um segredo, que nunca contou a ninguém porque poderia colocar a sua vida em perigo. Quando descobre um conflito que ameaça devastar a aparentemente perfeita sociedade em que vive, percebe que o seu segredo pode ser a chave para salvar aqueles que ama... ou acabar por destruí-la.
Opinião
"Overwhelming" é a única expressão que tenho para descrever este livro. Foi uma excelente leitura e, uma vez que não tinha grandes espetativas em relação ao livro, tenho a dizer que fiquei muito surpreendida. Quando ouvia as pessoas falarem do filme (que vai estrear em Março de 2014) ouvia apenas que era uma imitação do Hunger Games, o que não concordo de todo. Conta a história de Beatrice, uma rapariga de 16 anos que descobre ser Divergente, diferente de todas os outros, no dia em que faz o teste de aptidão (que deveria dar-lhe uma orientação para que sector ir viver). Existem cinco sectores, cada um defendendo valores muito próprios, e com os seus próprios "rituais" de iniciação. Em vez de permanecer com a sua família no seu sector (Abnegados - que defendiam o altruísmo), escolhe ir para o sector dos Intrépidos, os corajosos que ela sempre admirou. A partir daí já não existe "Beatrice", mas sim "Tris", uma nova identidade para si. Ao contrário do que todos pensam, Tris não é uma rapariga qualquer provando, através do seu próprio altruísmo, ser mais corajosa do que muitos nascidos lá. É no sector des Intrépidos que Tris conhece Four, o seu atraente instrutor, pelo qual se apaixona ao longo do livro. O amor entre os dois cresce, sendo incrivelmente doce, mas forte ao mesmo tempo. permitindo ao leitor viver a sua história de amor com intensidade. Foi uma excelente leitura, consegui ler o livro todo no mesmo dia (não conseguia parar!) e aconselho vivamente. Em Março lá irei à estreia e veremos como será a adaptação.
Eu li este livro há um ano e fiquei super viciada. Simplesmente achei a escrita fantástica ao ponto de querer ler e ler para chegar ao fim. Li depois o segundo (Insurgente) ao qual achei um pouco mais maçudo por demorar muito tempo a chegar a alguma acção, no entanto também é de leitura fácil e super interessante. Mas sem dúvida que até agora este foi o meu favorito, esperando pelo terceiro livro (Convergente) mas que ainda não saiu em Português. Enquanto isso estou a ler o livro The Maze Runner que ultrapassa todas as expectativas. Recomendo a qualquer leitor fã de fantástico e distopias. :)
ResponderEliminarEu já estou a ler o último no kindle e concordo em relação ao Insurgente! Eu li a trilogia do Maze Runner há um ano atrás (estamos trocadas!) e continua a ser a minha favorita, o terceiro livro é espetacular! Para quem possa ler (seja em kindle, seja em inglês) aconselho vivamente uma trilogia, "Birthmarked" de Caragh M. o'Brien que é excelente! :D obrigado pelo comentário [Cindy]
EliminarAdorei Divergente e tenho de ler o resto da trilogia :D
ResponderEliminarAconselho a leitura Catarina, é uma boa trilogia!
ResponderEliminar