domingo, 2 de fevereiro de 2014

Veronica Roth - Insurgente [Cindy]

Título Original: "Insurgent"
Páginas: 376
Editor: PORTO EDITORA
ISBN: 9789720043825

Sinopse
A tua escolha pode transformar-te - ou destruir-te. Mas qualquer escolha implica consequências, e à medida que as várias fações começam a insurgir-se, Tris Prior precisa de continuar a lutar pelos que ama - e por ela própria.
O dia da iniciação de Tris devia ter sido marcado pela celebração com a fação escolhida. No entanto, o dia termina da pior forma possível. À medida que o conflito entre as diferentes fações e as ideologias de cada uma se agita, a guerra parece ser inevitável. Escolher é cada vez mais incontornável... e fatal.
Transformada pelas próprias decisões mas ainda assombrada pela dor e pela culpa, Tris terá de aceitar em pleno o seu estatuto de Divergente, mesmo que não compreenda completamente o que poderá vir a perder.
A muito esperada continuação da saga Divergente volta a impressionar os fãs, com um enredo pleno de reviravoltas, romance e desilusões amorosas, e uma maravilhosa reflexão sobre a natureza humana.

Opinião
Depois de ter devorado o primeiro livro, não pude resistir ao segundo. Embora tenha começado com espetativas bastante altas, estas foram-se desvanecendo à medida que fui lendo o livro, uma vez que gostei menos do que o primeiro. Foi um livro intenso, que me fez parar o coração em diversos momentos, cheio de intrigas e revelações importantes, mas também muita ação e romance quanto baste. Fazendo uma comparação com o livro "Crescendo" da saga Hush Hush senti-me imensamente incomodada com todas as situações que levavam a discussões por parte de Tris e Four (embora entenda as suas razões). Assistimos a um crescimento destas duas personagens, Tris que é obrigada a viver com as consequências das suas ações e que passa muito tempo a tentar lidar com estas responsabilidades, vendo-se no meio de uma guerra, onde pode perder tudo. Four mostra-se mais duro, mais presente, um fator bastante positivo neste livro, mas demora a entender as decisões que Tris toma ao longo do livro (que põem em risco a sua vida) pois tudo o que Four quer é que Tris esteja viva, livre de qualquer tipo de perigo. Contra todas as probabilidades, o amor entre Tris e Four cresce, amadurece mesmo após inúmeras discussões e brigas. Neste livro muitas personagens nos surpreendem pela positiva, assim como pela negativa, fazendo o leitor duvidar das suas preferências. A história, ao longo do livro, é tudo menos óbvia, nunca conseguindo o leitor adivinhar o que acontece a seguir, fazendo-o (pelo menos a mim) devorar página após página!

Nota: Apercebi-me que, ao escrever, escrevo os nomes das personagens em Inglês. Isto deve-se a ter lido os livros em Inglês e fazer-me mais sentido escrever os nomes destas personagens da maneira como li (aliás, porque Four soa muito melhor do que Quatro).

Sem comentários:

Enviar um comentário