Há uns tempos atrás tivemos oportunidade para falar com a Sofia Costa Lima, autora do livro "Teremos Sempre Londres" [Review da Cindy]. Para além de ser uma blogger como nós, a Sofia tem uma paixão intensa pela leitura e pela escrita, paixão que se denota em cada post que faz. Pedimos então para falar um pouco com ela (a Sofia foi muito simpática e aceitou logo ser chateada pelas meninas do Leituras ao Sol). Deixamos aqui a conversa!
Então boa tarde Sofia! Em primeiro lugar gostaríamos de te dar os parabéns pela publicação dos teus dois livros! Gostaríamos que nos falasses um pouco de como surgiu esta oportunidade de seres uma autora publicada? Então boa tarde Sofia! Em primeiro lugar gostaríamos de te dar os parabéns pela publicação dos teus dois livros! Gostaríamos que nos falasses um pouco de como surgiu esta oportunidade de seres uma autora publicada?
Olá! Antes de mais, muito obrigada pelo convite. É um prazer estar à conversa convosco.
Esta oportunidade foi tudo resultado da minha persistência. Lutei por cada um dos livros: passei meses a procurar editoras que aceitassem autores jovens e sem máquinas publicitárias. A Chiado, por acaso, aceita muitos autores novos e foi por isso que entrei em contacto com eles para publicar o "Teremos Sempre Londres". Tive sorte por eles terem aceite.
Achas que são dadas ferramentas suficientes aos jovens autores de Portugal?
Não. Se não tens contactos publicitários ou dinheiro para publicidade, ninguém te ajuda. Também não ajuda que seja recorrente toda a gente publicar livros e, por isso, há quem desvalorize o facto de uma pessoa "normal" publicar um livro porque, afinal de contas, a mãe do actor X já publicou, a modelo Y também, o cantor W também e por aí.
Então fala-nos um pouco sobre ti!
Sou uma rapariga normal, nascida na bela aldeia de Fiães, Trancoso, em 94. No ano passado mudei-me para Lisboa, onde estudo Jornalismo, na Escola Superior de Comunicação Social. Sou apaixonada por escrita e tenho um blog desde 2009. Como vocês já referiram, tenho dois livros publicados. Colaboro com a Associação Juvenil de Trancoso desde 2013, fazendo parte da equipa responsável pelo Jornal Escrever Trancoso, que irá nascer em breve, e sou também colaboradora das secções de Música e Literatura da ESCS MAGAZINE e do jornal Oitava Colina. E acho que é tudo.
Como bem sabemos, também és uma blogger. Desde quando tens o blog "Escrevi-te um blog"? E porque é que o criaste?
Criei o blog em Março de 2009 porque achava piada à ideia de um blog e queria escrever para mais pessoas do que os meus amigos.
De onde surgiu a inspiração para o livro "Teremos Sempre Londres"?
Escrevi-o quando tinha 15 anos. A ideia veio de uma viagem de comboio, mas nada de mais.
O livro é uma mera obra de ficção... ou será que tem alguma história por trás?
É tudo imaginação, não dá para explicar como é que surgiu tudo. É tudo ficção.
E ficámos curiosas... porquê Londres? (para além do facto de ser uma cidade espetacular!)
Na altura em que terminei a primeira versão do livro foi quando o meu futebolista preferido se mudou para o Chelsea FC (risos) e então Londres surgiu como a cidade ideal para o romance.
Para terminar... Estás a trabalhar em algum projeto agora?
Tenho estado a trabalhar em muitas coisas, principalmente em coisas jornalísticas. Em termos de livros...tenho algumas — muitas — coisas escritas e quase prontas mas, provavelmente, não será para um futuro próximo porque não faz sentido publicar sem antes trabalhar um outro lado da carreira de escritora que me falta e que é muito importante para conseguir realmente ter sucesso nesta área.
Quem estiver curioso em relação ao trabalho da Sofia, pode sempre seguir o seu blog AQUI!
Sem comentários:
Enviar um comentário