domingo, 1 de março de 2015

Gayle Forman - Espera Por Mim [Cindy]

Título Original: Where She Went
Páginas: 216
ISBN: 9789722354080

Sinopse
Passaram três anos desde que o amor de Adam ajudou Mia a recuperar após o trágico acidente que vitimou a sua família - e três anos desde que Mia decidiu afastá-lo da sua vida sem lhe dar explicações. Quando uma noite os seus caminhos se cruzam na cidade de Nova Iorque, ambos têm a oportunidade de se confrontar com os fantasmas do passado e de abrir o coração ao futuro. Mas conseguirão perdoar-se um ao outro antes de cada um ter de regressar à vida tal como a deixaram?

Opinião

Este é daqueles livros que é difícil explicar sem deixar alguns spoilers, por isso perdoem-me!

“Espera por Mim” é contado na perspetiva de Adam que se transformou na estrela que sempre quis ser, mas que vive atormentado pelo “fantasma” de Mia, que o deixou abruptamente após ter ido estudar para Nova Iorque. Numa reviravolta de eventos Adam e Mia encontram-se (vamos dizer, de uma forma não acidental) e passam a noite a passear por Nova Iorque enquanto revivem a sua história e provam que a vida pode mudar a 100%, mas que o amor não desaparece.

A personagem central deste livro é sem dúvida Adam, mas não o mesmo Adam que nos aparece em “Se Eu Ficar”. Em “Espera por Mim” temos um Adam deprimido, completamente destroçado, que fuma e que é de certa forma um playboy. Este Adam deve a sua fama à dor que sente, uma vez que foi esta que lhe conferiu poder para escrever os maiores hits da sua banda. A transformação de Adam é explicada ao longo do livro que, como “Se Eu Ficar” alterna cenários do presente e do passado.

Embora eu tenha gostado mais de “Se Eu Ficar”, uma vez que também retrata um ambiente ao qual estou habituada, digo já que “Espera Por Mim” não fica muito atrás. É um livro que por vezes se torna triste (especialmente se o leitor desenvolveu uma grande empatia com Adam durante o primeiro livro) mas que está escrito de uma forma espetacular e que prende o leitor desde a primeira página.

Agora é aguardar pelo filme!


Pequeno comentário às capas: Sinceramente, gosto mais da capa original não só em termos de cor (que é lindíssima), mas também em termos de contextualização com o livro. A segunda capa parece-me mais… simplista? Não sei explicar!

3 comentários:

  1. Olá Cindy!!

    Ohhh...não li a opinião porque avisaste dos spoilers.
    Vou ler primeiro os livros :) e depois venho cá espreitar a opinião :)

    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
  2. Não consigo chegar a uma única conclusão sobre o que é a nova jura entre Adam e Mia no final do livro "Espera por mim". Pode ajudar-me? Muito obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que a jura se prende com o facto deles não se quererem separar enquanto casal, mesmo estando em diversas partes do mundo (peço desculpa pela demora!!)

      Eliminar