terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Philippa Gregory - Predestinado [Cindy]

Título Original: "Changeling"
Páginas: 312
ISBN: 9789722635790

Sinopse
Estamos em 1453 e todos os sinais apontam para que o fim do mundo esteja iminente. Acusado de heresia e expulso do seu mosteiro, Luca Vero, um atraente jovem de 17 anos, é recrutado por um misterioso estranho para registar o fim dos tempos por toda a Europa.
Obedecendo a ordens seladas, Luca é enviado a cartografar os medos da Cristandade e a viajar até à fronteira do bem e do mal. Isolde, de 17 anos, abadessa, está presa num convento para impedir que reclame a sua enorme herança. Quando as freiras ao seu cuidado enlouquecem com estranhas visões, sonambulismo e exibindo feridas que sangram, Luca é enviado para investigar e todas as provas incriminam Isolde.
No pátio do convento constrói-se uma pira para a queimar por bruxaria. Forçados a enfrentar os maiores medos do mundo medieval - magia negra, lobisomens, loucura - Luca e Isolde embarcam numa busca pela verdade, pelo seu próprio destino e até pelo amor, enquanto percorrem os caminhos desconhecidos até à personagem histórica real que defende as fronteiras da Cristandade e detém os segredos da Ordem das Trevas.

Opinião
Tendo já lido um livro desta autora e sendo este uma história mais juvenil, pensei que iria gostar bastante mais do que gostei. Realmente, cheguei à conclusão que prefiro de longe a escrita da autora na série "Guerra dos Primos". Na minha opinião, para um livro juvenil este livro tinha demasiada religião (não que tenha algo contra, aliás, entendo o porquê) e esse pormenor retirou algum do meu "interesse" no livro. Ao mesmo tempo, achei-o um pouco repetitivo, tal como o livro "A Rainha Branca" na parte final, uma vez que as personagens principais estavam sempre a fazer o mesmo. Outro factor que não contribuiu para o meu gosto pessoal foi a falta de romance (ou quase falta deste). Ao contrário de outros livros, onde o romance se vai construindo ao longo da história, neste livro foi quase repentino e, mesmo sendo um amor proibido, o facto de não ir crescendo ao longo do livro fez com que eu não me "apaixonasse" pelas personagens como costuma acontecer. Em geral, tenho a dizer que o livro até não foi mau, mas desiludiu-me pois estava à espera de algo diferente. Um aspecto positivo que tenho que realçar é, sem dúvida, a "arte" dentro do livro. À semelhança do livro "A Verdadeira História do Capitão Gancho", as pequenas ilustrações no início dos capítulos eram absolutamente encantadoras!

Sem comentários:

Enviar um comentário